Artigos publicados na revista Vitrine, Jornal o Diário e O Pioneiro.
 COACHING – PROCESSO DE APRENDIZAGEM CONTINUADA
Liberdade interior

Tudo muda constantemente, esta é a única certeza que podemos ter. Nesse processo de mudanças contínuas é importante estarmos, também, continuamente abertos para o aprendizado. O Coaching é um processo que contribui para que o ser humano se transforme, reflita a respeito da sua visão de mundo, de sua missão, de seus valores e crenças, bem como esteja mais aberto para se conhecer e se entender. Através dele, o ser humano pode aprofundar sua aprendizagem, incorporar novas competências e tem a possibilidade de expandir a sua consciência acerca de si e do mundo em que vive. Por essas razões, o Coaching constitui uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para o desenvolvimento e a aprendizagem contínua.

No processo de Coaching é relevante também que se pratique o autoperdão por ter agido de determinada maneira por tanto tempo. A fim de honrar e respeitar o passado e, aos poucos, construir um novo futuro a partir do autoconhecimento. Para que haja o autoperdão, é necessário trazer à luz da consciência que toda ação praticada, independente da época de nossa vida, está normalmente carregada de uma intenção positiva. Por isso que é importante nos autoconhecermos como eternos aprendizes da vida. E, nesse sentido, é preciso que percebamos e descobrimos a nossa real identidade e o nosso real potencial.

A todo instante, estamos construindo a nós mesmos e tudo o que já construímos nunca se perde, se capitaliza ao longo do tempo. Os acontecimentos em nossa vida são os verdadeiros alimentos da nossa aprendizagem. Por isso, dedicar um tempo mínimo diário para reflexão sincera é importante para curar-se dos desajustes mentais que por ventura adquirimos através de nossos pensamentos. Não deveríamos deixar passar um só dia sem fazermos uma reflexão. Através dela, adquirimos a consciência que o único momento que existe para nos melhorarmos, é o momento presente. É agirmos nesta direção.  Segundo Jose Roberto Marques, fundador do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, o tempo presente e o único que existe e a vida acontece no momento presente. Quando se vive no presente, se domina o presente, entende-se o passado e começa a escfrever uma nova historia.

Poderíamos complementar dizendo que, toda a dor é uma questão de escolha em que você pode optar: aprender ou sofrer com ela. Lembrar que o fracasso é somente um estado de espírito e que o sucesso é um estado de ação.

O processo de Coaching, com a ajuda do Coach (quem conduz o processo), auxilia na expansão da consciência e reconhecimento das melhorias necessárias e capacita o coachee (quem passa pelo processo) a enfrentar com consciência a sua luta diária na autosuperação. Auxilia o cliente a construir um pensamento de maior atenção no momento presente, no Aqui e Agora. Além de disciplinar o pensamento para pensar melhor e a ter mais qualidade.

Para que haja mudanças em um processo de Coaching, é preciso em primeiro lugar, conhecer o que se quer mudar e querer a mudança, planejá-la e realizá-la de uma forma consciente. Desafiados nos tornamos grandes! Precisamos trabalhar as nossas sombras para nos iluminarmos e entender que estamos sempre a caminho.

COAGHING E O AMOR.

Rosas vermelhas

Todas as estradas estão cheias de gente que vem e que vão, mas essas mesmas pessoas não se dão o tempo muitas vezes para vivenciar o AMOR. Segundo estatísticas, nunca houve no mundo tantos templos de pedras como atualmente e também nunca existiu tamanho descaso da humanidade uns para com os outros.

É muito comum encontrarmos seres humanos que em nome do amor, matam, rejeitam, abandonam, enfim, cometem as maiores atrocidades. São pessoas parasitárias desde a sua tenra idade por crenças errôneas destrutivas e de autopunição. Essas crenças estão escondidas em nosso inconsciente. O importante é identificá-las e reconhecê-las, a grande dificuldade de muitos seres humanos. 

Por isso, mais importante do que procurarmos as causas para esse tipo de comportamento, é tomarmos consciência de que somos únicos e que somente nós podemos mudar a nossa história. Precisamos nos respeitar, aceitar nossas dificuldades, nos valorizar. É preciso tomar consciência de que somos os responsáveis por nossa vida e por nosso bem estar.

Quando sentimos que o “amor” nos faz mal, nos sufoca nos escraviza ou nos faz sofrer, é o tempo exato e necessário para parar, olhar para dentro de nós mesmos. A partir deste momento poderá começar uma mudança libertadora e transformadora.

O amor não é egoísta. Se você ama a pessoa, você não vai interferir em sua privacidade, nem invadir seu interior. O amor verdadeiro parte de um princípio básico: eu aceito a outra pessoa assim como ela é, bem como necessito dela, assim como ela é.

Quem ama não impõe condições. Quando você compartilha sua vida com alguém que, mesmo sendo diferente de você, te completa e te faz feliz, você jamais vai criar uma prisão para essa pessoa. Você também não vai esperar nada em troca, simplesmente porque você está dando sem esperar nada em troca. Você está dando, porque está repleto de amor e por isso, não se trata de uma obrigação e sim de pura graça.

O grande ato libertador, está em você poder se alegrar porque a pessoa que você escolheu, aceitou seu amor como um presente. E quanto mais você ama, quanto mais você compartilha, tanto mais você recebe.

A lógica entre dar e receber em nossa sociedade capitalista é um tanto distinta. Quanto mais eu dou, mais eu perco. Quando falamos do amor, a lógica é outra conforme nos esclarece Osho em suas sábias palavras: ”quanto mais você doa, mais águas frescas fluem vindas de nascentes sobre as quais você não estava consciente anteriormente”. 

O profissional do Coaching auxilia seu cliente através de sessões e através de ferramentas a identificar e resignificar o que não está bem nas diversas áreas de sua vida. Auxilia seu cliente a elaborar um plano de ação e a priorizar as ações conforme o cliente acha mais importante.  Auxilia seu cliente a despertar seu potencial infinito que sempre esteve dentro dele e a viver a sua real essência.

Podemos finalizar dizendo que: quanto mais eu vivencio determinada qualidade, mais eu me torno competente e consciente dela e esta passa a ser parte do meu dia-a-dia. Por viver a minha essência verdadeira, me sentirei muito mais feliz!

PARE DE FALAR ……COMECE A VIVER .

balanço - enxergar a vida de outro angulo

Que tudo vai mudar é a única certeza que podemos ter. E isso acontece na economia, na política, na sociedade e, principalmente, nas organizações que acompanham essas mudanças e tendências de mercado. E, para tanto, se fazem necessários profissionais preparados e capacitados para atingir os resultados esperados pelas organizações. E nisso entra o coaching.

Muitas organizações e CEOs têm buscado no coaching o apoio necessário para chegarem aos seus resultados. Coaching é um processo que contribui para que as pessoas e os grupos se transformem, reflitam a respeito de sua visão de mundo, de seus valores e crenças, 

aprofundem sua aprendizagem, incorporem novas habilidades e capacidades, expandam sua prontidão para agir de forma coerente e eficaz. Por essa razão, constitui uma forma de provocação construtiva, de desafio e estímulo para o desenvolvimento e a aprendizagem contínuos (Krausz, 2007).
Por que o coaching? A divulgação e a disseminação do coaching não representa apenas um modismo. Existem quatro razões pelas quais o coaching está se tornando uma necessidade imperiosa nas organizações. A primeira razão é que está havendo uma mudança incrível no mundo dos negócios; a segunda é que, se o mundo mudou, as organizações também mudaram; a terceira está na importância gradativamente maior do capital humano no desempenho e sucesso das organizações; e a quarta é que o capital humano somente pode crescer, florescer e aumentar indefinidamente através da aprendizagem. O coaching constitui a maneira mais simples, barata e efetiva de garantir a aprendizagem contínua das pessoas em uma organização (Chiavenato 2002).

Sendo assim, cabe ao Coach (quem conduz o processo), principalmente, o papel de estimular as pessoas a obterem melhores resultados durante os processos que levam ao desenvolvimento de suas competências pessoais e profissionais. Através de perguntas focadas e dirigidas, proporcionando ao coachee (quem passa pelo processo) refletir e encontrar as soluções aos seus anseios, para alcançar seus objetivos definidos.
Portanto, num mundo em que as mudanças chegam rápidas, e que os conceitos e práticas na Gestão de Pessoas passam por revisão, cabe às organizações investirem no seu capital intelectual; desenvolvendo as pessoas, equipes e líderes, diminuindo subjetividades e ajustando o foco, estando assim preparadas para as transformações e para as novas tendências de negócio.

COACHING X AUTOCONHECIMENTO 

proceso de transformaçao- borboletas

Você tem dificuldades para falar de si mesmo?

A pergunta nos instiga a uma reflexão porque não estamos acostumados a falar e analisar nossas próprias características, nos auto-avaliar e reconhecer nosso Verdadeiro Poder.

O que geralmente acontece é que andamos sempre com o “piloto automático” ativado e raramente nos questionamos sobre o nosso Viver. Deixamos que os acontecimentos determinem o curso de nossas vidas e só nos damos  conta de como estamos atuando mediante uma dificuldade. Muitas vezes o desejo do autoconhecimento é despertado através das doenças, da perda de alguém querido, da ruptura de alguma relação, ou seja, com algum sofrimento. Com a prática do autoconhecimento, aprendemos que nos questionando podemos avaliar nossa existência e decidir o rumo que queremos dar à nossa Vida.

O processo de Coaching promove o autoconhecimento e também   instiga a coragem  do individuo para o enfrentamento de suas dificuldades focando nos aspectos positivos. Ë um processo de melhoramento contínuo onde possibilita o indivíduo um debate interno sobre suas fraquezas e suas potencialidades e o que pode fazer com elas. O Coachee (cliente) estabelece um contrato de compromisso consigo mesmo onde ele passa a se reconhecer como o co-autor da sua criação, onde se permite ter a disposição e a disciplina para cumprir as tarefas propostas a fim de atingir as suas metas.

O Coach (profissional que conduz o processo) auxilia o Coachee (cliente) a conhecer e potencializar suas fortalezas.  O autoconhecimento também aumenta a profundidade com que você se relaciona consigo mesmo.

Steve Jobs – fundador da Apple e grande referência no Coaching nos diz que não devemos deixar que  a voz de outras pessoas afogue a nossa própria voz. Que tenhamos a coragem de seguir a nossa própria intuição e o nosso coração sempre. Eles sim, de alguma forma sabem o que realmente queremos nos tornar e que todo o resto é secundário. Em um processo de Coaching pode-se trabalhar diversas áreas da vida: Profissional, Pessoal, Relacionamentos, Qualidade de vida. O próprio Coachee decide o que é prioritário e o que irá alavancar e promover o autoconhecimento como um todo. Os benefícios são a paz interior, um maior bem-estar, uma maior auto-realização e em conseqüência disto, se torna um ser humano mais feliz porque passa a se conhecer e principalmente a se aceitar. Através do autoconhecimento, o ser humano consegue encontrar soluções para todas as áreas da sua vida, pois descobre que a felicidade encontra-se dentro dele mesmo e o Coaching auxilia a extraí-la e a vivenciá-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *